.. Centro Acadêmico de Agronomia
.. Webnário GEPFRUT UFV
 
 
 
   
O Grupo de Estudos e Pesquisas em Fruticultura da Universidade Federal de Viçosa (GEPFRUT – UFV), tem como objetivo, difundir, discutir e compartilhar conhecimentos básicos através de capacitações internas, minicursos, palestras, acompanhamento de produtores e reuniões semanais, sobre novas tecnologias com relação a fruteiras tropicais, subtropicais e temperadas, melhoramento de fruteiras, manejo, qualidade pós colheita, dentre outros relacionados. Buscamos também auxiliar na melhoria do setor de fruticultura. Além disso, ajudamos  na divulgação e organização de eventos, como: palestras, minicursos, oportunidades de estágio, notícias e novidades sobre a fruticultura brasileira.

 

SUA HISTÓRIA....

 

Em meados de mês de maio/2014, o professor Carlos Eduardo Magalhães dos Santos recém-chegado da UFV/Campus de Rio Paranaíba, empolgado e cheio de ideias; propôs a seus primeiros orientados Antônio Gustavo (Doutorando) e Mariana Ribeiro (Mestranda), aos co-orientados Kelly (Mestranda), Silvia (Mestranda), Wellington (Mestrando) e ao aluno, até então da graduação, João Paulo Cremasco encontros mensais para apresentamos, discutirmos e dialogarmos sobre temas atuais na área da fruticultura e as perspectivas para o futuro, onde cada participante apresentaria um seminário sobre um tema livre. 

Em julho de 2014, ao final de um desses encontros, o professor Carlos Eduardo nos indagou sobre o que poderia melhorar nesses encontros e sugerimos a criação de um grupo de estudos em fruticultura para fortalecer e divulgar a fruticultura na UFV, uma vez que tantas áreas como a soja, feijão, milho e hortaliças já possuíam grupos consolidados e reconhecidos dentro na universidade. O Prof. Carlos Eduardo juntamente ao Ex Prof. Claudio Bruckner, sem hesitar, apoiaram firmemente à ideia. Chegou a hora de escolher o nome do nosso grupo; dentre os nomes proposto, o escolhido foi Grupo de Estudos e Pesquisas em Fruticultura/UFV, ou simplesmente GEPFRUT/UFV.

Posteriormente foi definida a logomarca do grupo dentre os que foram confeccionados e, concomitantemente, a criação de um grupo no Facebook para divulgação do grupo e postagem de matérias, vídeos e fotos relacionado a área da fruticultura.

Atualmente, com mais de 100 membros no grupo, o ingresso de novos membros, estudantes e estagiários há necessidade de expansão dos limites da qual foi plantada a ideia da fundação do GEPFRUT.

Dessa forma, formou-se uma comissão organizadora para alavancar as atividades do grupo, agora, não ficando somente aos estagiários do setor, mas sim, a todos que tenham interesse na área. A criação de uma página no facebook, a divulgação fora dos limites da universidade, a organização de eventos, minicursos, visitas técnicas e palestra serão os pilares do futuro para o engrandecimento da fruticultura e, sobretudo do GEPFRUT da UFV.

 

O professor Carlos Eduardo propôs a criação de algumas reuniões que mais tarde se transformaram no Grupo Gepfrut e o Ex professor Cláudio Bruckner apoiou a idéia desde o início, ajudan, inclusive, na escolha do nome.

O Grupo passou a se chamar GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM FRUTICULTURA / UFV, OU GEPFRUT / UFV.

 
Prof. Carlos Eduardo Ex Prof. Cláudio Bruckner
 
CONTATO:
https://www.facebook.com/Gepfrut/