.. Centro Acadêmico de Agronomia
.. Webnário GEPFRUT UFV
 
 
 
 
 

Em 2004, alguns professores do Departamento de Fitotecnia (DFT) da Universidade Federal de Viçosa (UFV), hoje Departamento de Agronomia (DAA), estavam tomando o costumeiro “cafezinho no trailer” não mais existente entre os prédios da Biologia e Economia Doméstica. Ao vermos alunos passando e estudando no caderno, surgiu a pergunta: por que não escrever um livro de Olericultura.

Na época, o grupo envolvido com Olericultura no DFT era formado pelos professores Denise Cunha, Derly, Fernando Finger, Francisco Affonso, Lino, Mário Puiatti, Paulo Roberto, Ricardo Santos,Vicente Casali e Paulo Fontes que ficou com a responsabilidade de editar o livro, tarefa posteriormente ampliada para “produzir” o livro.

Inicialmente foi elaborado o projeto de produção que foi calcado em várias premissas. Merecem destaques: o livro seria utilizado pelos alunos de Agronomia da UFV em complemento às aulas de Olericultura e que o direito autoral seria do DFT. As “normas para a produzir” o livro foram criadas e repassadas aos professores do DFT, acima listados, mais os professores da UFV Eduardo Mizubuti, Marcelo Picanço, Luiz Maffia e Rubens Alves que foram “cabeças de chaves” na escrita de capítulos específicos e que, eventualmente, contaram com a colaboração de estudantes como coautores. Todos os autores concordaram em transferir o direito autoral ao DFT.

Após algum tempo, dezenas de telefonemas e e-mails (ainda não havia zap), os manuscritos foram sendo recebidos, organizados, diagramados e transformados no arquivo do livro. Ainda sob a coordenação do editor foram conseguidos a editoração eletrônica, o ISBN, a revisão linguística e a ficha catalográfica além da definição e confecção da capa. Merece refletir sobre as facilidades para realizar tais tarefas há quase 20 anos. Posteriormente, o arquivo completo do livro foi enviado para uma gráfica particular para ser impresso.

Assim, em 2005 foi publicada a 1ª edição do livro: Fontes, P. (Ed). Olericultura – teoria e prática que poderia ser chamado o livro do “cafezinho no trailer”. O recurso financeiro para a “bancar a impressão” das primeiras 500 cópias foi conseguido via uma “little cow” entre os professores do grupo de Olericultura os quais foram posteriormente ressarcidos à medida que o livro foi sendo vendido pela Secretaria do DFT. Posteriormente, em consignação, a Editora da UFV comercializou cerca de 1500 exemplares e transferiu o combinado valor para o antigo DFT, hoje Departamento de Agronomia (DAA).

Em 2019, o professor Carlos Nick assumiu a revisão e co-editoração do livro que passou a ter uma nova capa. Em 2021, a Editora UFV lançou e tem comercializado a 2ª edição, revisada e atualizada do livro Fontes, P. C. R. & Nick, C. (Eds). Olericultura – teoria e pratica. 614 p. 2021. Como sempre, o direito autoral e os dividendos do livro pertencem ao DAA.
Viçosa, 29/04/2022

Prof. Paulo Cézar Rezende Fontes

Depto. Agronomia/DAA

 

Grupo envolvido com Olericultura no DAA, na época do desenvolvimento do livro, era formado pelos professores Paulo Fontes (que ficou com a responsabilidade da edição), Denise Cunha, Mário Puiatti, Paulo Roberto, Lino, Ricardo Santos, Vicente Casali, Fernando Finger, Derly e Francisco Affonso.
 
xx