.. Centro Acadêmico de Agronomia
.. Webnário GEPFRUT UFV
 
 
 
 
 

O ex-aluno de Agronomia Leonardo Volpato, que é também mestre e doutor em Genética e Melhoramento pela UFV, recebeu o prêmio Jovem Melhorista de Plantas na conferência realizada pela National Association of Plant Breeders (NAPB) em Ames, Iowa - Estados Unidos. O evento aconteceu entre os dias 8 e 11 deste mês e reuniu pesquisadores de diversas instituições e empresas com apresentações de trabalhos científicos, workshops e visita de campo.

Durante o doutorado na UFV, Leonardo foi aluno visitante no Centro Internacional de Melhoramento de Milho e Trigo, no México, e atuou como bolsista de pesquisa na Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos. Sua pesquisa chegou inclusive a ser noticiada no site da UFV.  Assim que obteve o título, recebeu uma proposta e foi contratado pela Michigan State University como pesquisador associado no Programa de Melhoramento de Feijão, sob a supervisão do professor Francisco Gomez, para implementar um fluxograma de análise de dados de fenotipagem de alto rendimento, com o uso de drones e aprendizado de máquinas.

A premiação concedida pela NAPB é decorrente desse trabalho de pós-doutorado em que Leonardo Volpato realizou a contagem de plantas por imagens obtidas por drones e conseguiu estabelecer um fluxograma em que apresentou resultados a partir de métodos de aprendizado de máquina. Como destacou, o aprendizado de máquinas está cada vez mais sendo utilizado em todas as áreas de pesquisa, incluindo o melhoramento genético, área em que "a fenotipagem é o meio mais prático e vantajoso para aumentar a quantidade e qualidade dos materiais de melhoramento avaliados no campo, além de ter baixo custo e alta acurácia”.

Divulgação Institucional UFV

 

 
 
 
 
 
 
 
xx