Informativo
Artigo premiado por revista internacional
Artigo desenvolvido no Programa de Pós-graduação em Genética e Melhoramento é premiado por revista internacional
Anualmente as Sociedades Americanas de Ciência (no caso, American Society of Agronomy – ASA, Crop Science Society of America – CSSA, e Soil Science Society of America – SSSA) divulgam a lista dos papers de maior destaque publicados em suas revistas, nos dois anos anteriores, com base em seus méritos científicos (avanço no conhecimento, efetividade da comunicação, originalidade e impacto). Em 2024 essas Sociedades destacaram 33 papers publicados em 11 de suas revistas (disponíveis neste link: https://acsess.onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1002/csan.21411).
Entre essas revistas está a CROP SCIENCE que premiou o artigo do brasileiro Saulo Fabrício da Silva Chaves (Foto 1), na categoria Genética e Melhoramento de Plantas. Saulo Chaves é recém doutor do programa de pós-graduação em Genética e Melhoramento da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Saulo Chaves cursou mestrado (06/2020 a 02/2022) e doutorado (03/2022 a 03/2024) na UFV, sob a orientação do Professor Luiz Antônio dos Santos Dias (Departamento de Agronomia), e coorientações do Professor Kaio Olímpio das Graças Dias (Departamento de Biologia Geral), e do doutor Rodrigo Silva Alves (CENIBRA). Essa parceria em pesquisa tem sido exitosa na abordagem de temas novos e na publicação de papers em revistas de alto impacto.
Saulo Chaves recebeu o prêmio pela publicação do paper “Analysis of repeated measures data through mixed models: An application in Theobroma grandiflorum” (disponível para leitura no link: https://abrir.link/NecBM) na revista CROP SCIENCE, em 2023. No paper, os autores ressaltam o valor das medidas repetidas coletadas em experimentos com cupuaçuzeiro (Theobroma grandiflorum), conduzidos pela Embrapa Amazônia Oriental (Belém, PA), sob responsabilidade do doutor Rafael Moysés Alves. Nele os autores defendem a aplicação de modelos mistos como a abordagem estatística mais favorável para analisar tais medidas. O estudo compara várias estruturas de covariâncias para efeitos genéticos e residuais visando identificar o modelo que melhor se adapta ao conjunto de dados coletados durante nove anos. O artigo disponibiliza, ainda, os dados e os códigos de programação utilizados. O professor Kaio Olimpio das Graças Dias, que co-liderou a pesquisa, ressalta a importância de disponibilizar recursos que favorecem a reprodutibilidade do estudo, oferecendo um guia prático para pessoas interessadas em utilizar metodologia semelhante em outros bancos de dados.
A grata surpresa da premiação realçou outro fato auspicioso que foi o de colocar o cupuaçuzeiro (Foto 2), fruteira nativa da Amazônia, na vitrine das espécies agrícolas melhoradas retratadas na CROP SCIENCE; o Brasil agradece.
A CROP SCIENCE é a revista bimensal oficial da CSSA, criada em 1961 e, desde então, reverenciada pela comunidade científica de agrárias. Muito da história de sucesso da moderna agricultura foi escrito em suas páginas.
Defendido seu doutorado, Saulo Chaves iniciou treinamento de pós-doutoramento na UFV. Agora em novembro, ele se tornou professor na renomada Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ), mediante concurso público. Esse é mais um caso de sucesso que engrandece a UFV, e ressalta a excelência na formação de seus recursos humanos.
