Informativo
Dia de Campo UEPE Coimbra
Dia de Campo UEPE Coimbra trouxe novidades no manejo e Melhoramento de Milho e Feijão
Iniciativa de Extensão apresentou avanços técnicos e recomendações de cultivares em parceria com EPAMIG, EMBRAPA e outras instituições.
Como parte de seu forte compromisso com a Extensão Rural, o Departamento de Agronomia (DAA) da Universidade Federal de Viçosa (UFV), ao lado de importantes parceiros, promoveu, no dia 07 de novembro, o “Dia de Campo UEPE Coimbra: Melhoramento de feijão e milho e Recomendação de cultivares”. O evento exemplificou a missão da Universidade em transferir conhecimento de ponta e dialogar diretamente com a comunidade, abrindo as portas da universidade para um público qualificado de produtores, técnicos, estudantes e representantes do setor agrícola.
Para materializar esse objetivo, a programação do Dia de Campo foi estruturada em estações técnicas de alta densidade. O evento foi prestigiado pela presença do Diretor do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Prof. Mário Luiz Chizzotti, do Diretor Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente de Coimbra, Sr. Hudson Caio Martins, e de outros professores do DAA, que acompanharam as atividades. Nas estações, os participantes puderam interagir diretamente com os responsáveis pelas pesquisas, permitindo um diálogo aprofundado. A excelência do conteúdo foi assegurada pela expertise combinada de docentes da UFV e pesquisadores renomados da EPAMIG e EMBRAPA, que conduziram as apresentações.

Eixos Técnicos: Do Melhoramento à Recomendação de Cultivares
O foco temático do evento permitiu aos participantes um mergulho profundo nas inovações para milho e feijão, conectando o desenvolvimento genético às práticas de manejo. A programação foi dividida nas seguintes estações:
1. Melhoramento de Feijão na UFV e Recomendação de Cultivares Nesta estação, foram apresentados os avanços dos programas de melhoramento genético do feijoeiro da Universidade. A condução foi realizada pelo Prof. Reberth Renato da Silva (DAA/UFV), Prof. Pedro Crescêncio S. Carneiro (DBG/UFV), Dr. José Domingos P. Júnior (DAA/UFV) e Prof. José Eustáquio S. Carneiro (EPAMIG/UFV).
2. Melhoramento de Feijão na EPAMIG e Produção de Sementes Enriquecidas com Molibdênio Demonstrando a forte sinergia entre as instituições, esta estação detalhou a tecnologia de biofortificação de sementes com molibdênio, um micronutriente essencial. O tema foi apresentado pela Drª. Lisandra Magna Moura (EPAMIG), Dr. Pablo Henrique Teixeira (EPAMIG), Dr. Rogério Faria Vieira (EMBRAPA/EPAMIG), Drª. Vanessa Batista (EPAMIG), Drª. Isabela Miranda (EPAMIG) e Prof. José Eustáquio S. Carneiro (EPAMIG/UFV).
3. Melhoramento de Milho na UFV e Recomendação de Cultivares Corroborando o tema do evento, a estação de melhoramento de milho foi apresentada pelo Prof. Rodrigo Oliveira de Lima (DAA/UFV) e pelo Prof. João Carlos Cardoso Galvão (DAA/UFV), que discutiram o pioneirismo da UFV na chegada de híbridos no Brasil e os diferenciais de desempenho e as recomendações dos cultivares desenvolvidas pela universidade.
4. Manejo de Plantas Daninhas e Pragas nas Culturas de Milho e Feijão em Sucessão Para garantir que o potencial genético das cultivares seja plenamente expresso no campo, esta estação multidisciplinar abordou o manejo integrado. O tema foi ministrado pelo Prof. Francisco Cláudio L. de Freitas (DAA/UFV), abordando a parte de plantas daninhas. Já os professores Eliseu José Guedes Pereira (DDE/UFV) e Marcelo Coutinho Picanço (DDE/UFV) e seus orientados abordaram o MIP (Manejo Integrado de Pragas) nessas culturas.

A realização foi uma iniciativa conjunta da UFV, por meio do Departamento de Agronomia (DAA), e do Departamento de Biologia Geral (DBG), e da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG).
O evento só foi possível graças a uma robusta rede de apoio institucional, que demonstra a capilaridade da Universidade. Contou-se com a parceria da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), do Centro de Ciências Agrárias (CCA/UFV), do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCB/UFV) e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC/UFV). A excelência técnica foi reforçada pelo envolvimento dos Programas de Pós-Graduação em Fitotecnia (PPGFIT), Genética e Melhoramento, Proteção de Plantas e pelo Mestrado Profissional em Defesa Sanitária Vegetal (MPDSV/UFV). O evento teve ainda o apoio da Prefeitura Municipal de Coimbra e das empresas Criação Raça Agropecuária e Central Campo.
O Departamento de Agronomia avalia o Dia de Campo como um sucesso, tanto pela qualidade técnica do conteúdo apresentado quanto pela adesão e interação do público. A logística, incluindo o transporte dedicado a partir da sede do DAA, operou conforme o planejado, garantindo a plena participação dos inscritos. Ao final das atividades, a tradicional feijoada de confraternização proporcionou um valioso momento de networking e troca de experiências, fortalecendo os laços entre a comunidade acadêmica e o setor produtivo. O DAA agradece a todos os realizadores, parceiros e participantes pela contribuição fundamental ao êxito do evento.






