Informativo
Professor Leonardo Duarte Pimentel é eleito Conselheiro Federal do CONFEA
No dia 19 de julho de 2024, o professor do Departamento de Agronomia da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Leonardo Duarte Pimentel, foi eleito Conselheiro Federal representante das Instituições de Ensino do Grupo Agronomia no Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA). Pimentel, que também é egresso do curso de Agronomia da UFV, terá como suplente a Engenheira Agrônoma Andrea Sanches, Doutora em Agronomia pela UNESP, professora da Universidade Brasil e do Instituto Federal de São Paulo (IFESP).
O CONFEA, instituído pelo Decreto nº 23.569, de 11 de dezembro de 1933, é a instância superior de fiscalização do exercício das profissões inseridas no Sistema Confea/Crea. Com sede em Brasília-DF e jurisdição em todo o território nacional, o Confea tem como principal objetivo zelar pela defesa da sociedade e do desenvolvimento sustentável do país, observando os princípios éticos profissionais.
O conselho é composto por 18 Conselheiros Federais que representam grupos profissionais, estados da federação (em sistema de rodízio) e instituições de ensino superior. Na eleição de 19 de julho de 2024, foram eleitos seis novos Conselheiros Federais, incluindo representantes das modalidades profissionais dos estados do Amazonas (Elétrica), Distrito Federal (Industrial), Minas Gerais (Industrial), Pará (Civil), Paraíba (Agronomia) e o representante das Instituições de Ensino Superior (Agronomia).
Leonardo Pimentel, que já atuava como Conselheiro Regional Titular na Câmara Especializada de Agronomia do CREA-MG por indicação da Reitoria da UFV, passará a ocupar a posição de Conselheiro Federal Representante das Instituições de Ensino do Grupo Agronomia a partir de 2025, com um mandato de três anos. Seu mandato no CREA-MG será encerrado em dezembro de 2024, e o Prof. Domingos Sávio Valente, do Departamento de Engenharia Agrícola, assumirá a titularidade no CREA-MG.
Para concorrer ao cargo de Conselheiro Federal representante das Instituições de Ensino do Grupo Agronomia, é necessário ser docente da mesma modalidade há pelo menos três anos, comprovado por Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) de cargo e função como docente, além de carta de indicação/autorização da reitoria à qual o docente está vinculado.
O grupo Agronomia abrange Engenheiros Agrônomos, Florestais, Agrícolas e de Pesca. A eleição nacional, na qual todas as instituições de ensino que possuem esses cursos podem votar por meio de seus representantes (delegados eleitores), resultou na escolha dos professores Leonardo Pimentel (titular) e Andrea Sanches (suplente) com 100% dos votos válidos. A chapa “ALIANÇA PELA EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL” tem como missão criar uma aliança pela educação de qualidade, envolvendo o sistema profissional (CONFEA/CREA), as instituições de ensino superior (MEC) e os profissionais do grupo Agronomia representados por suas Entidades de Classe.