RODRIGO OLIVEIRA DE LIMA
Melhoramento de Milho
É Técnico Agrícola com Habilitação em Agropecuária pela Escola Agrotécnica Federal de Uberlândia (2001), Engenheiro Agrônomo (2008), Mestre em Genética e Melhoramento (2010) e Doutor em Genética e Melhoramento (2013) pela Universidade Federal de Viçosa em parceria com a University of Wisconsin. Atualmente, é professor adjunto no Departamento de Fitotecnia da Universidade Federal de Viçosa. Atua na área de melhoramento de milho desenvolvendo projetos na área de seleção recorrente, desenvolvimento de populações, linhagens e híbridos de milho para condições de solos pobres em nitrogênio, seleção genômica e GWAS.
Contato: rodrigoodelima@ufv.br
Áreas de atuação
1. Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Genética Quantitativa.
2. Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Genética Vegetal.
3. Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitotecnia/Especialidade: Melhoramento Vegetal.
4. Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Genômica.
Linhas de pesquisa
1. Genética e melhoramento de milho
Objetivo: – Desenvolvimento de cultivares de milho para arranjos produtivos locais e áreas marginais. – Desenvolvimento, a adaptação e o melhoramento de populações, linhagens e híbridos de milho para a produção de grão e silagem para arranjos produtivos locais e regionais empregando genética quantitativa, seleção recorrente, modelos mistos, mapeamento de QTLs, seleção genômica e duplo haploides. – Formação de recursos humanos na área de melhoramento de milho através da orientação e coorientação de estudantes de iniciação científica, mestrado e doutorado na área de melhoramento de milho.
Grande área: Ciências Agrárias
Setores de atividade: Agricultura, Pecuária e Serviços Relacionados. Palavras – chave: milho (Zea mays); genética quantitativa; modelos mistos; seleção recorrente; melhoramento clássico.
2. Melhoramento de milho para condições de estresses abióticos
Objetivo: – Estudar a herança de caracteres relacionados a tolerância ao alumínio em milho. – Estudar a herança de caracteres relacionados aos componentes da eficiência no uso de fósforo e nitrogênio em milho. – Identificar caracteres secundários importantes para melhoramento de plantas para condições de alto saturação de alumínio no solo, baixo fósforo e baixo nitrogênio. – – Desenvolver estratégias de seleção de plantas em milho para condições de estresses abióticos, principalmente para baixo nitrogênio e baixo fósforo, e para tolerância ao alumínio. – Desenvolver populações e híbridos de milho mais eficientes no uso de recursos minerais principalmente em condições de estresses abióticos empregando genética quantitativa, seleção recorrente, estatística genômica, modelos mistos e biotecnologia (mapeamento de QTL, mapeamento associativo, seleção genômica e seleção assistida).
Grande área: Ciências Agrárias
Grande Área: Ciências Agrárias/Área: Agronomia/Subárea: Fitotecnia/Especialidade: Fisiologia de Plantas Cultivadas.
Setores de atividade: Agricultura, Pecuária e Serviços Relacionados.
Palavras-chave: milho (Zea mays); estresse abiótico; eficiência nutricional; nitrogênio; fósforo; alumínio.