MAICON NARDINO
Genética Quantitativa e Melhoramento de Plantas

Maicon Nardino é graduado em Agronomia (2011), mestrado em Agronomia com ênfase em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Santa Maria – Campus de Frederico Westphalen (2013). Possui doutorado em Agronomia, com ênfase em Genética e Melhoramento (2015), com pós doutorado na área de Biometria pela Universidade Federal de Pelotas. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Viçosa, membro docente permanente do programa de Pós Graduação em Genética e Melhoramento (CAPES 7) e do programa de Pós Graduação em Fitotecnia (CAPES 6) da Universidade Federal de Viçosa. Líder do grupo de pesquisa no CNPQ em Genética e Melhoramento de Plantas. Atuante na área de Genética Quantitativa e Melhoramento de Plantas. Coordenador do Programa Trigo UFV.
Contato: nardino@ufv.br
Áreas de atuação
1. Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Genética e Melhoramento de Plantas.
2. Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Melhoramento Genético de Cereais.
3. Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Estatística Experimental.
4. Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Biometria.
Nova cultivar UFVT N2401
O Programa Trigo UFV tem a honra de anunciar o lançamento da UFVT N2401, a mais nova cultivar de trigo registrada no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa)! Essa é a segunda variedade desenvolvida pela UFV e representa um avanço significativo para a produção de trigo no Brasil.
O que torna a UFVT N2401 especial?
Alta produtividade e excelente qualidade de farinha para panificação.
Ciclo precoce, ideal para sistemas intensivos de produção irrigada.
Ampla adaptação, especialmente recomendada para o cerrado, com semeadura entre abril e maio.
Após anos de pesquisa conduzida em 14 ambientes de Minas Gerais, essa cultivar chega para atender às demandas do setor tritícola, sendo uma excelente opção para pivôs centrais e ciclos curtos.

Sobre o Programa Trigo UFV:
Coordenado pelo professor Maicon Nardino, o programa integra estratégias modernas e tradicionais de melhoramento genético, promovendo inovação no setor e formando novos profissionais para a ciência e a agricultura brasileira.
E vem mais por aí! Linhagens avançadas estão em fase final de avaliação, trazendo mais resistência à brusone e maior tolerância a estresses abióticos.
Acompanhe nossas atualizações e fique por dentro das novidades que impulsionam a triticultura nacional!
Siga o Programa Trigo UFV e faça parte desse avanço para a agricultura brasileira.
hashtag#trigoufv hashtag#inovação hashtag#trigodequalidade hashtag#melhoramentogenetico

